quinta-feira, 21 de maio de 2009

NÃO SE PREOCUPE, É SÓ O FIM DO MUNDO.

"MAS EU NÃO QUERO ME ENCONTRAR COM GENTE LOUCA" - observou Alice.
"VOCÊ NÃO PODE EVITAR ISSO."- replicou o Gato.
"TODOS NÓS SOMOS LOUCOS. EU SOU LOUCO. VOCÊ É LOUCA."
"COMO SABE QUE EU SOU LOUCA? " - indagou Alice.
" DEVE SER" disse o Gato "OU NÃO TERIA VINDO AQUI".

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS




PERSONAGENS :

A GAROTA.

O HOMEM = ADÃO

CENÁRIO: UM BANCO DE PRAÇA. NELE UM HOMEM DE UNS QUARENTA ANOS ESTÁ SENTADO, SEGURANDO UMA MALETA E ANSIOSAMENTE ESPERANDO ALGO.
ENTRA A GAROTA, CARREGANDO UMA MOCHILA . ELA SENTA AO LADO DO HOMEM, TIRA UM SANDUÍCHE DE SUA MOCHILA E COMEÇA A COMER.

GAROTA
Oi.

HOMEM ( com estranhamento)
Oi.

GAROTA
Tá demorando, né ?

HOMEM
O quê ?

GAROTA
Ué, o ônibus.

HOMEM
Ônibus? Que ônibus? Isso aqui não é ponto de ônibus. É uma praça.

GAROTA
Eu sei, o ponto de ônibus fica do outro lado da rua...

HOMEM ( interrompendo)
Então...

GAROTA
Mas aqui é mais cômodo.

HOMEM
E como você espera chegar a algum lugar esperando o ônibus aqui do outro lado?

GAROTA
Porque aqui sentado já estou no meu destino.

HOMEM
Hã...

GAROTA
Acredito que todo lugar de onde se parte é também um bom lugar para se chegar. Logo, estou no lugar aonde chego e no lugar da onde parto. ( sorridente ) Isso sem gastar um centavo.

HOMEM
E onde fica aquele lance, tipo: "O que vale não é a chegada, é a viagem." ?

GAROTA
Provavelmente quem disse isso pagou muito caro pela viagem.

HOMEM
Não sei quem disse...mas seja quem for, já deve estar morto.

GAROTA
E não é caro o bastante para você?


( A garota abre novamente a mochila e tira um maço de cigarros, tira um cigarro do maço e acende.)

GAROTA
Você não odeia isso?

HOMEM
O quê, cigarros?

GAROTA
Não, silêncios. Os silêncios incômodos.

HOMEM
Eu gosto dos silêncios. Eles me dão paz. Pena que cada vez mais tenho menos deles.

GAROTA
É...silêncios são raros.

HOMEM
Um dia eu vou escrever um livro sobre silêncios. Um livro futurista onde as pessoas irão pagar preços exorbitantes por um minuto de silêncio. Nas casas de strip teases as garotas semi-nuas e despidas serão substituídas por mulheres mudas e que não tirarão uma peça de roupa sequer para não haver nenhum tipo de exaltação.

GAROTA
Quando pretende escrever?

HOMEM
Não sei...me falta alguma coisa para começar.

GAROTA
O quê ? Inspiração, papel, caneta...

HOMEM (interrompendo)
Lugares silenciosos.

GAROTA
E essa praça? Não é silenciosa o bastante?

HOMEM
Não com você aqui.

GAROTA
Ah, desculpa aí. Da próxima vez faço horário de almoço em outro lugar.

( A garota dá uma última tragada no cigarro, joga a bituca no chão e apaga com o pé, com raiva. )

HOMEM ( indignado )
Você não odeia isso?

GAROTA
O quê silêncios ?

HOMEM
Não, cigarros.

GAROTA
Eu gosto de cigarros. Eles me dão paz. (olha para dentro de sua mochila ) Pena que cada vez mais, tenho menos deles.

HOMEM
É...cigarros. Dizem que dão câncer.

GAROTA
Pode até dar. Mas eu conheço algo que mata mais que cigarros.

HOMEM
O quê ? Armas, acidentes, doenças...

GAROTA (interrompendo)
O amor.

HOMEM
Hã?

GAROTA
Pensa...Quantas pessoas já mataram por um cigarro e quantas pessoas já mataram por amor? Seja o amor pela pátria, por uma ideologia ou por uma só pessoa. Um dia ainda vão criar propagandas dizendo: " O ministério da saúde adverte: O amor causa tonturas, enjôos, gastrites, câncer, ataque cardíaco, asma, bronquite, guerras...e por aí vai. É ....( olha para a bituca no chão ) O amor mata.

O HOMEM
O amor mata.

GAROTA
Isso me lembra uma piada.

HOMEM
E aí... cadê a piada?

GAROTA
Calma, tô pensando. (coça a cabeça ) Ah, já sei. Um louco está sentado num banco de uma praça...

HOMEM (interrompe )
Peraí...O que isso tem a ver com amor ?

GAROTA
Sei lá, eu só associei...Vai deixar eu contar a piada?

HOMEM
Por acaso você é louca?

GAROTA
Não...eu não sou louca. Por que você me acha louca?

HOMEM
Deve ser ou não estaria aqui.

GAROTA
Aqui aonde? No banco...Na praça?

HOMEM
No mundo.

GAROTA
E agora? Posso contar a piada?

HOMEM
Pode.

GAROTA
Tá, então...onde eu parei?

HOMEM
Um louco está sentado...

GAROTA (interrompe)
É, isso mesmo. Um louco está sentado num banco de uma praça e logo chega outro louco e senta ao seu lado. Mas um não sabe da loucura do outro e ambos têm medo de serem descobertos. Aí, um deles pensou: "O que devo fazer para esse cara não desconfiar que eu sou louco?". Ele olha para trás e vê uma fábrica e diz : " Sabe, eu trabalho naquela fábrica." O outro louco olha para a fábrica e pensa : " Trabalhar em fábrica deve ser algo completamente normal." e diz: "Eu também". Aí o outro louco falou: "Sério? Eu trabalho na parte administrativa."e o outro disse "Eu também". Então para não ficar para trás o outro louco emenda: "Só que eu trabalho na chefia."e o outro disse: "Eu também".
Não encontrando saída e para acabar com o assunto, ele diz: "É...que eu sou o dono daquela fábrica." e o outro disse: "Eu também". O outro louco arregala os olhos e diz: "Mas...que coincidência."

HOMEM
E depois?

GAROTA
Depois o quê? Acabou a piada, ué.

HOMEM
Mas, já?

GAROTA
Claro, você queria que eu ficasse o dia inteiro contando uma única piada?

HOMEM
É que eu pensei que fosse mais interessante.

GAROTA
Interessante? É só uma piada! (irritada) Sabe o que eu acho dessas pessoas que falam que alguma coisa é "interessante"?

HOMEM
O quê?

GAROTA
Que essas pessoas, não têm nada melhor para falar e só para parecerem intelectualizadas, dizem: "NOSSA, QUE INTERESSANTE."

HOMEM
Então, diga algo que não te interessa.

GAROTA
Algo que não me interessa? Peraí...(pensativa) Já sei. Sabia que o tempo e o espaço nasceram juntos?

HOMEM
E quando vão morrer?

GAROTA
Sei lá...

HOMEM
Talvez no fim do mundo. Sabe o que a minha mãe dizia sobre o fim do mundo?

GAROTA
Não.

HOMEM
É claro que não, você não conhecia ela. Ela falava que não existe o fim do mundo e que o fim do mundo é quando você morre. Por exemplo: Se você morrer hoje é o fim do mundo para você e se o presidente dos Estados Unidos morrer hoje é o fim do mundo para ele e assim por diante.

GAROTA
E quando o mundo acabar para o último homem?

HOMEM
Não sei...Só sei que não quero ser ele. Mas fico com uma puta curiosidade de saber como foi a morte do primeiro.

GAROTA
Ué, igual a todas as outras.

HOMEM
Ah, sei não. Sempre falam do seu surgimento, da sua mulher, do primeiro pecado e até daquele filho que matou o irmão. Mas como foi que o primeiro homem morreu? Será que quando os filhos e a mulher viram que ele não acordava, ficaram cutucando ele com um galho e gritaram: Ô ACORDA....ACORDA...

GAROTA ( irônica)
É, vai ver que pensavam que a morte era só um sono profundo e ficaram lá sentados ao lado do suposto belo adormecido esperando ele acordar.

HOMEM
E até quando eles ficaram esperando?

GAROTA
Até o segundo homem morrer.

HOMEM
E porque esperariam tanto?

GAROTA
Foi quando eles se deram conta de que aquilo não era só um sono profundo. Era algo maior do que eles. A partir da morte do segundo homem eles se deram conta de que estavam vivos.

HOMEM ( assustado )
Como você sabe disso tudo?

GAROTA
Eu não sei. Eu suponho.

HOMEM ( aliviado )
Ufa, ainda bem. É que pensei que você...(olha para a garota ) deixa pra lá.

GAROTA
Ah não, agora fala. Você pensava que eu ?

HOMEM
Que você era Deus.

GAROTA (rindo)
Sabe, você é engraçado.

HOMEM
Engraçado?

GAROTA
É, engraçado...Que nem aquelas canções infantis.

HOMEM
Que canções?

GAROTA
Canções...ATIREI O PAU NO GATO-TO-TO, POMBINHA BRAAAAAANCA, CIRANDA CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR....

HOMEM (interrompe)
Não, nem começa.

GAROTA
Ah, porquê? É tão bonitinha.

HOMEM
Eu tenho medo dessa música, sempre quando alguém começa a cantar, me vem na cabeça um monte de menininhas de vestido branco e de trancinhas, todas cantando em roda...é uma imagem que me causa arrepio. Parece filme de terror.

GAROTA
Que arrepio, nada. É muito bonitinha.

HOMEM
E o pior que quando alguém começa a cantar, a canção fica se repetindo na minha cabeça e com o passar do tempo bolei várias versões diferentes da mesma música.

GAROTA
Ah, então canta uma vai.

HOMEM
Eu não vou cantar, não.

GAROTA ( começa a bater palmas e a gritar )
CANTA, CANTA, CANTA...

HOMEM
Tá, tá bom. Mas para com esse escândalo. É assim...( respira fundo e fecha os olhos ) CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR...NEM TUDO O QUE ACONTECE É O QUE JÁ SE PASSOU E NEM TUDO QUE ENVELHECE É O QUE JÁ SE ACABOU.

( Homem abre os olhos e vê a Garota sorrindo )

GAROTA (aplaudindo)
Bravo, Bravo...

HOMEM (com vergonha)
Tá, tá para com isso.

GAROTA (olha para o relógio)
Nossa, acabou a minha hora de almoço. Eu estou atrasada.

HOMEM
Para quê?

GAROTA
O que importa? Eu sempre estou atrasada.

( A garota abre a mochila e tira um longo manto preto com capuz e veste, a seguir abre a mochila novamente e retira uma pequena foice. )

HOMEM (curioso)
O que é isso?

GAROTA
O meu uniforme de trabalho. Desde que vocês inventaram isso, eu tenho que vestir. Pior do que isso, só o uniforme do Mc'donald's.

HOMEM
Quem é você?

GAROTA
Alguém por quem você esperou a vida inteira.

( SILÊNCIO )

GAROTA
Vamos embora, Adão.
( Adão se levanta do banco, pega a sua maleta, vira as costas para o público e decide ir, repentinamente pára e olha para trás )

GAROTA ( insistente )
Vamos embora, Adão.

ADÃO
Mas...

GAROTA
Não se preocupe, é só o fim do mundo para você.
(A Garota segura as mãos de Adão e começa a girar )
CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR...NEM TUDO O QUE ACONTECE É O QUE JÁ SE PASSOU E NEM TUDO QUE ENVELHECE É O QUE JÁ SE ACABOU.


( Adão e a Garota dançam até as luzes se apagarem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário